5 dicas para aumentar a Lucratividade do Seu Negócio de Locação

Empresários do segmento de locação de equipamentos têm grande oportunidade de aumentar o seu faturamento, pois o setor está em franca expansão e não só no ramo de locações individuais, como também no ramo de construção civil e equipamentos leves e pesados. Para isto é preciso que o empreendedor mantenha a sua empresa organizada. Portanto vamos oferecer 5 dicas para que você possa organizar e manter crescimento saudável de seu negócio e consequentemente aumentar a sua lucratividade.

 

  1. Organização

Saiba todas as informações referentes aos equipamentos e tenha uma visão bastante clara de todo o processo de locação. Faça um inventário de cada produto adquirido, com as especificações, informações técnicas, tipo, etc, de cada uma das peças de manutenção também. Mantenha atualizadas informações de custos de manutenção, bem como quais os produtos têm maior saída. Gerencie todos os seus contratos, fature e cobre mensalidades de seus clientes com automatização das as tarefas repetitivas. O ideal é que você também elimine o trabalho manual de cobrança e averiguação de vencimento de contrato.

 

  1. Registro de Locação

Saiba os detalhes de cada operação. Tenha um cadastro para cada cliente, tendo de forma completa as informações pessoais e empresariais deles, garantindo também que se possa atendê-los da melhor forma possível. Faça a gestão desde o aluguel até o fechamento da prestação do serviço. Tenha relatórios que te permita visualizar a previsão de conclusão de seus contratos e obter as informações em tempo real.

 

  1. Disponibilidade do Seu Equipamento

Gerencie todos os seus equipamentos por data de compra, número de série, gerencie o faturamento (billing) e as manutenções preventivas e corretivas. Seus equipamentos serão melhores conservados e cuidados com um software de gestão adequado.

 

  1. Manutenções

Dependendo do tipo de equipamento, haverá a necessidade de manutenções mais periódicas. A manutenção, seja preventiva ou corretiva, é crucial e deve seguir os padrões de qualidade de sua empresa e do fabricante..

Faça toda a gestão da movimentação dos equipamentos a serem revisados e/ou consertados. Tenha os registros de abertura do chamado, a previsão de finalização, os históricos e status de ocorrências, tudo isso baseado em um check list padrão.

 

  1. Utilize Ferramentas de Gestão

O bom uso de ferramentas de gestão ajudará a ter uma visão mais detalhada de como proceder em cada situação e em como potencializar a captação de clientes, além de padronizar procedimentos e informações. Caso você ainda não tenha um Software de Gestão para te auxiliar nestas tarefas, conheça o LocOne, um software que garante o controle da informação e o desenvolvimento de seu negócio, de forma abrangente e descomplicada: Acesse Aqui.