5 Mitos sobre o SAP Business One

O SAP Business One é um sistema de gestão empresarial voltado para as empresas que desejam simplificar os seu processos, melhorar a sua produtividade e controlar o uso dos seus recursos. Como benefício direto, a implantação deste ERP proporciona o aumento de receita e a redução de despesas, o que contribui para o sucesso do negócio. Entretanto, percebemos que os gestores das pequenas e médias empresas, formaram alguns conceitos (mitos*) relacionados a marca SAP, portanto vamos propor alguns argumentos de combate:

*Informações baseadas no documento MITOS SAP

SAP é só para grandes empresas
Não é necessário ser uma grande empresa para contar com departamentos integrados e relatórios gerenciais para auxiliar as tomadas de decisão. Melhoria da performance, maior eficiência em seus processos, crescimento no mercado, são funções e características que qualquer empresa necessita. Atualmente, mais 50.000 pequenas e médias empresas no mundo usam o SAP Business One.

SAP é muito caro
Os principais benefícios da utilização do SAP Business One são:

  • Cerca de 25% de redução do reprocesso de contas a pagar e nas tarifas administrativas com valor;
  • Cerca de 50% na redução das perdas em descontos aplicáveis a condições de pagamento;
  • Até 60% de redução no tempo destinado aos encerramentos contábeis;
  • Cerca de 50% de redução de custos de geração de informação e relatórios;
  • Entre 50% e 80% da redução com custos dos processos de reconciliação;
  • Entre 15% e 45% de melhoria no desenvolvimento, controle e gestão dos orçamentos.

SAP é muito lento para implantar
A SAP desenvolveu o ASAP (Acceletated SAP) para melhorar a probabilidade de sucesso nos projetos SAP, baseado em boas práticas, ela criou um modelo para direcionar projetos. Com isto, a implementação é rápida e o retorno imediato

SAP é muito complexo e inflexível
Os sistemas de gestão da SAP são soluções consideradas “modelo”, isto é, contam com uma estrutura única que se ajustam às especificidades do próprio negócio. É um sistema simples de operacionalizar, flexível e, ao mesmo tempo, robusto, o que permite à empresa crescer com confiança e segurança.

SAP tem um “tamanho único”
Como pioneira na integração de processos e na padronização de funcionalidades, a SAP tem um sistema que é válido para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Há um sistema standard que atende mais de mil processos ou modos de operação em negócios, independente se a empresa é pequena, média ou grande. Para a SAP isso significa a necessidade de um correto diagnóstico e que se implemente o que é essencial e necessário hoje, ampliando as funcionalidades proporcionalmente ao crescimento de novas necessidades.

Portanto, a solução SAP Business One é perfeita para o tamanho e a necessidade de sua empresa hoje e amanhã.