Dica SAP Business One: Processos e contabilização da folha

Fevereiro 28, 2018 Dicas SAP B1 0 Comments

Neste post vamos dar uma dica de como viabilizar a contabilização da sua folha de pagamento no SAP B1. Irei separar em pontos gerais de forma que a exposição fique mais objetiva e facilite a compreensão das informações abaixo:

Processo de apuração/fechamento da folha para pagamento:

  • Confecção da folha de pagamento pela equipe da contabilidade externa ou departamento pessoal interno;
  • Liberação dos relatórios de Resumo da Folha de Pagamento e Líquido da Folha, por parte da equipe da contabilidade externa ou departamento pessoal interno;
  • Retorno da conferência e validação dos valores para da contabilidade externa ou departamento pessoal interno;
  • Revisão e/ou confirmação dos dados conferidos pela contabilidade externa ou departamento pessoal interno e, por conseguinte, liberação da folha efetivamente para o pagamento.

Processo de pagamento da folha de pagamento via SAP B1:
Será enviado pela contabilidade externa ou departamento pessoal interno os valores devidos, seguindo as premissas da planilha/imagem abaixo:

Será necessário que a equipe financeira responsável pelo uso do SAP B1, após o primeiro envio da planilha acima, crie um Lançamento Periódico (LCM Modelo agendado). De forma a registrar a máscara devida e viabilizar as informações para fins de fluxo de caixa e, por seguinte, execução quando o prazo devido for instaurado pelo alerta do Lançamento Periódico. Observando/conferindo sempre os colaboradores listados e respectivos valores.

Após a realização do lançamento acima, e realizadas as execuções do Lançamento Contábil Manual devido/efetivo para a realização do contas a pagar. O operador(a) do contas a pagar irá realizar as rotinas devidas de geração de transferência e respectiva remessa de pagamento à ser enviada/transmitida através dos recursos disponibilizados pelo banco.

Em seguida deverão ser realizados os processos de pagamento e respectivas reconciliações pela equipe de finanças.

 Processo de lançamento da provisão da folha de pagamento:

A equipe da contabilidade externa ou interna – conforme prazos acordados – irá realizar o lançamento de provisão da folha de pagamento no SAP B1 via LCM. Esse lançamento deve considerar as contas do passivo de Salários a Pagar, Pro-Lábore a Pagar, Bolsa Estágio a Pagar e Autônomos a Pagar, como Débito de forma a zerar/fechar com a operação realizada no primeiro lançamento (listado na imagem acima).

Ressaltamos que o processo de lançamento acima – para otimizar a operação, poderá ser realizado utilizando os recursos de exportação e importação de tabelas – ferramenta nativa da tela de lançamento/grid. Realizado o lançamento acima a equipe de contabilidade externa ou interna irá realizar a conciliação devida e, por conseguinte, para realização das conferências devidas.