Gerenciamento de Projetos SAP Business One

Irei abaixo listar os passos necessários para as configurações básicas para o uso do recurso de gerenciamento de projetos, disponível a partir da versão 9.2 do SAP B1. A partir dessa ferramenta é possível gerenciar os custos aplicados em um projeto (por meio da associação dos documentos disponíveis no SAP B1) tanto de natureza externa (venda), quanto de natureza interna (compra ou gerencial). Friso que as vinculações e passos básicos abaixo são um pequeno ponta pé, para que possam usufruir de um recurso de máxima qualidade.

1- Parametrizar uso da ferramenta de Gerenciamento de Projetos – em Detalhes da Empresa.

post26-1

 

2- Cadastro do Colaborador – para posterior vinculação do mesmo ao cadastro de recurso.

post27-1

 

3- Cadastro de Recursos – para posterior vinculação ao cadastro de Projetos.

post27-2

 

4- Cadastro de Capacidade do Recurso – para vinculação ao Recurso e, por conseguinte, aos Projetos.

post27-3

 

5- Cadastro do Projeto – nesta rotina iremos cadastrar todo o projeto, com suas respectivas fases, colaboradores, custo planejado, vinculação ao projeto financeiro (o qual é atribuído as operações de contas a pagar e a receber), vislumbra a gestão e acompanhamento das informações ligadas ao que foi planejado e ao que foi realizado.

post27-4

 

6- Apontamento de horas – por meio da dessa rotina iremos apontar as horas de cada colaborador que executar tarefas ligadas aos projetos cadastrados. É por meio dessa ferramenta que iremos nortear o custo real da Mão de Obra nos projetos.

post27-5

 

7- Visão geral da Gestão e Acompanhamento do Projeto – Gerencial e Custos.

  • Cadastro do Projeto com vinculação do Projeto Financeiro e respectivas fases e atividades.

post27-6

  • Cadastro do Projeto com as disponibilidades de manipulação acerca das necessidades de replanejamento.

post27-7

  • Cadastro do Projeto – visão geral do resultado do projeto.

post27-8

  • Cadastro do Projeto – conforme parte inferior podemos organizar as Ordens de Trabalho, para posterior apontamento de cada colaborador, suas respectivas tarefas, bem como vinculação/anexo de documentos e gestão de problemas que ocorreram durante a execução das fases/atividades.

post27-9

post27-10

  • Lançamento de Documentos de Marketing – a partir do lançamento de qualquer documento de Marketing e a vinculação do projeto financeiro no mesmo, poderemos associar o custo ou receita as fases do projeto, que por sua vez irá alimenta o resultado do projeto (aba resumo).

post27-11

post28-12

post29-13

post30-14

post31-15

  • Conforme destacado nas telas anteriores o Gerenciamento de Projetos oferece relatórios nativos para viabilizar a gestão e acompanhamento, além das oportunidades de gestão dos valores em tempo real na tela do projeto cadastrado.

post27-16