Passo a passo para cadastro de Formas de Pagamento – SAP Business One

Localizada em Módulos | Administração | Configurações | Banco | Formas de pagamento, as formas de pagamento são utilizadas no momento de uma compra ou venda, e possuem detalhes referentes ao tipo de pagamento escolhido. Veja na sequência, como deve ser feito o preenchimento de seus campos. Utilize a Figura para auxiliar na identificação dos campos:

blog-solucoes

Código da forma de pagamento – PayMethCod Informe um código para a forma de pagamento. Aconselha-se a utilizar um código que indique o tipo, a conta e o banco ao qual a forma de pagamento pertence, mas não há nada que lhe impeça de utilizar da forma que melhor achar.

 

Descrição – Descript Uma descrição mais significativa, do que o código, para o método de pagamento.  Tipo de pagamento – Type Informe se o tipo da forma de pagamento será de Recebido, para vendas e Contas a Receber; ou de Pago, para compras e Contas a Pagar.

 

Meio de pagamento Aqui é onde se informa qual método será utilizado no pagamento de contas. Dependendo das combinações utilizadas entre Tipo de Pagamento e Meio de Pagamento, alguns componentes podem aparecer, ou não.

 

Banco da empresa Aqui, deve-se escolher uma das contas bancárias da empresa que foram cadastradas anteriormente. Para facilitar a escolha, clique sobre o botão , que está ao lado do campo “País”. Uma tela, conforme demonstrado na Figura, irá aparecer permitindo-lhe escolher uma conta. Escolha da conta bancária da empresa47

Características do Boleto Destaca-se em especial, o botão . Este botão está disponível apenas quando o Tipo de Pagamento for Recebido, e o Meio de Pagamento for Boleto. Ao clicar-se sobre ele, uma nova janela irá aparecer.

 

Nesta tela, devem ser preenchidos os dados conforme instruído no manual CNAB do banco em questão. Alguns campos foram adicionados a partir da versão 8.82 do SBO como: Instrução de cancelamento, Código de ocorrência e Código de movimento que é um campo “Obrigatório”.

 

Mas é importante citar o preenchimento de dois campos além dos citados acima, que são particularmente importantes para as DLLs: O Nº do portfólio e o Código da Moeda. Primeiro, com relação ao código da moeda, a não ser que seja especificado de maneira diferente, este código deverá ser sempre 9 ou 0. O código 9 simboliza a moeda “Real”, enquanto 0 simboliza um valor neutro, e que o banco irá tratá-lo em sua moeda padrão, ou de outra maneira especificada pelo manual do banco. Com relação ao campo do portfólio, também chamado de carteira no banco, o valor que interessa para o programa é o que está presente em Nº do portfólio. Para cadastrar/editar este 48 valor, basta clicar sobre o botão ao lado do campo Id portfólio interno.