Processo de Backup SQL no SAP Business One – Artigo 2/3

Outubro 28, 2016 Dicas SAP B1 0 Comments

28Processo backup – agendamento por meio do SQL Manager Studio

Veremos agora como criar um plano de manutenção dentro do Microsoft SQL Server Management Studio, a fim de executar os backups de forma automatizada diariamente de uma instância.

  • Passo 1: Executar o SQL Management Studio e conectar-se à instância seleciona. Feito isso vá até a opção “Management”, depois em “Maintenance Plan” e seleciona a opção “Maintenance Plan Wizard”.

pos2-img1

  • Passo 2: Será exibida uma tela de apresentação, descrevendo o plano de manutenção, clicamos em “Next” para prosseguir.

post2img2

 

  • Passo 3: No item “Frequency”, temos as opções de backup Diária, Semanal e Mensal, no nosso caso escolhemos a opção “Daily” (Diária) e também vamos estabelecer um horário  em que ocorrerá o nosso backup automatizado, prosseguiremos clicando em “OK”.

 post2img3

  • Passo 4: Após definirmos nossas configurações diárias de backup, voltamos a tela de “Maintenance Plan Wizard”, nota-se que no item “Schedule” já está definido as configurações de data e hora em que ocorrerá o backup automatizado, para prosseguir clicamos em “Next”.

post2img4

post2img5

  • Passo 5: O próximo passo será selecionar o tipo de tarefa que será executado, no nosso caso vamos optar pelo “Back Up Database (Full)”, afim executar um backup completo da base de dados. Depois de selecionado, continuamos clicando em “Next”.
  • Na tela seguinte será exibido resumo do que foi selecionado e em seguida continuamos em “Next”.

post2img6

  • Passo 6: A seguir será definido quais bases de dados irá compor o backup em questão,  em “Databases”, clique na caixa ao lado e uma nova janela será exibida, com as opções, neste caso selecionaremos a opção “These databases”, para a escolha de quais bases de dados irá compor nosso backup. Feito essa seleção, damos continuidade clicando em “OK”.

post2img7

post2img8

  • Passo 7: Após a seleção das “Databases”, definimos onde serão armazenados os backups e em que tipo de mídia, nesse caso escolhemos a opção “Disk” para armazenamento em disco, outra opção é definir o caminho em que esse backup será salvo, marque a opção “Create a backup file for every database”, para criar um arquivo para cada base de dados e também marque a caixa “Create a sub-directory for each database” onde será criado um subdiretório para cada base de dados, a extensão do backup, por padrão será “.bak”. Em seguida clicamos em “Next” para o próximo passo.

post2img9

  • Ao completar essa etapa será exibido um resumo das configurações em questão, após essa etapa será finalizado clicando em “Finish”.

post2img10

post2img11

  • Ao finalizar, o Management Studio criará a tarefa de backup automatizado, nota-se que todos os passos foram concluídos com sucesso, como mostra a figura abaixo.

post2img12

  • Passo 9: Ao navegar até o item “Management”, “Maintenance Plans” nota-se que foi criado o “Backup Teste” e logo abaixo, na opção “SQL Server Agent”, “Jobs”, foi criado uma “Job”,  onde ao clicarmos em cima desta “Job”, será aberto suas propriedades, nota-se que a caixa está marcada como “Enable” ou seja, a job está ativa e pronto para ser executada.

post2img13

post2img14

  • Passo 11: pode-se editar as configurações a qualquer momento, nesse passo vamos inserir um operador para receber os “Log’s” que o backup irá gerar. Navegamos até o item “SQL Server Agent”, depois em “Operators”, com o botão direito em cima dele, abrirá uma nova tela, onde selecionaremos “New Operator”.

14-inserindo-um-operador

  • Passo12: Após definirmos o e-mail, nosso operador já está disponível no item “Operators” e pronto para receber as notificações.

12

 

  • Passo 13: Depois que foi definido um Operador, deverá ser criado a notificação do Backup Automatizado, para isso vamos até o item “Management”, “Maintenence Plans” clicando duas vezes em cima do “Backup Teste”, na tela ao lado será aberto as propriedades do “Backup Database”.

13

  • Passo 14: Em “Toolbox”, “Maintenence Plan Task”, no item “Notify Operator Task”, de um click simples e arraste para a tela ao lado, afim de configurar a notificação.

14

  • Passo 15: Dê um clique duplo no item “Notify Operator Task” , que será aberto a tela de configuração, no campo “Operators to Notify”, selecione o operador em questão, no caso “Teste” que foi criado anteriormente, no campo “Notification message subject”, preencha com o nome da notificação e no item “Notification message body” é o corpo da mensagem que será enviada via e-mail do operador. Ao completar, clique em “OK” para continuar.

15

  • Passo 16: O próximo passo será interligar as propriedades do “Back Up Database” até o operador em questão, para isso arraste a seta verde com o mouse até o item “Notify Operator Task” onde será criado um vinculo com este operador.
  • Ao completar esta interligação, vamos atribuir um valor para essa notificação, no caso demos um clique duplo em cima da linha de interconexão, para abrir as propriedades a serem configuradas.

16

 

  • Passo 17: A tela de “Precedence Constraint Editor” será aberta para a configuração, no campo “Evaluation operation”, atribuímos uma restrição (Constraint) e no campo “Value” atribuímos um valor de “Success” que no caso é quando obtivemos sucesso em no nosso backup automatizado, a notificação será enviado para o operador em questão. Finalize clicando em “OK”.

17

  • Passo 18: O processo de notificação foi concluído, ao fecharmos a tela de “Design”, o Management Studio solicitará que as alterações sejam salvas, clicamos em “Yes” para finalizar essas configurações.

18

  • Agora chegamos ao final desta tarefa, acabamos de concluir a execução de um Backup de forma Automatizada e com notificação, havendo sucesso no backup, será enviado um e-mail confirmando a execução do mesmo.

19