Processo de Contabilização Avançada no SAP Business One

Hoje vamos orientar o uso de uma ferramenta, que possibilita um alto nível de qualidade e controle nos processos contábeis no SAP B1. Muitas empresas utilizam regras de contabilizações mais simplificadas, considerando Grupo de Itens, Depósitos e as vezes no nível do produto/serviço adquirido/contratado. Mas vamos imaginar que todas essas condições (entre outras), podem se relacionar oferecendo maior credibilidade e segurança no processo de contabilização do SAP B1. Irei de maneira simples explanar as rotinas que envolvem o processo de contabilização avançada, para que vocês possam desfrutar de um conhecimento prévio das possibilidades oferecidas pelo sistema.

  • Antes de qualquer operação faça um backup de segurança, veja o nosso post sobre o processo de backup, ou mesmo crie uma base de teste – a partir dos recursos oferecidos pelo SQL.
  • Backup feito, vamos lá! Para habilitar a ferramenta de contabilização avançada, acesse a rotina detalhes da empresa e ative a opção de contabilização avançada conforme imagem abaixo:

  • A partir da ativação dessa opção, as configurações de contabilização disponíveis nos cadastros de Grupo de Itens, Depósitos e Itens irão desaparecer, deslocando (caso seja essa sua opção) para a tela de contabilização avançada que estará disponível na rotina de Determinação de Conta Contábil.
  • Na rotina de Determinação de Conta Contábil mantenha as configurações devidas conforme os processos da empresa. Apenas sugerimos que ao realizar as configurações avançadas, as opções de contas de estoque e despesas da aba Compras/Geral e Receita da aba Venda/Geral fiquem em branco, de forma atender o processo específico de contabilização da empresa. Evidentemente, que havendo outras contas que perpassam pela mesma perspectiva, que seja tomada a mesma ação/cuidado.

  • Acesse a opção “Avançado”
  • Veremos na tela a seguir as opções de contabilização avançada disponíveis.

  • Conforme imagem acima, podemos observar 10 opções que viabilizam a composição de regras. E aproveitamos para dar mais uma dica, com o uso da UTILIZAÇÃO poderá ser classificada as operações de compra custo, despesa e estoque – além de todas as demais que impactam no processo de contabilização.

Pensem ai!! Acho essa ferramenta o máximo!!
Em breve trago mais algumas dicas!
Um abraço!