SAP Business One Mobile – Configuração e Instalação (iPad e iPhone)

Fevereiro 16, 2017 Dicas SAP B1 1 Comment

Para iniciar a configuração do SAP B1 em dispositivos como iPad e iPhone você deverá instalar no servidor de dados o Java JDK 5.0 Update 22, ou a ultima versão do Java (atualmente JDK 7).

Após a instalação do Java, você deverá acessar a pasta Packages, dentro da pasta de instalação da PL. Na pasta Packages você irá encontrar a pasta B1 Integration Component, ao acessar esta pasta, entre em Technology e execute o Setup encontrado dentro desta pasta.

Ao executar, siga os passos abaixo:
Nesta primeira etapa, clique em Next.

post21-1

Na próxima tela, clique em Next.

post21-2 copy

Nesta próxima tela, verifique o caminho de instalação e clique em Next.

post21-3

Na próxima etapa, clique em Next e aguarde o decorrer da instalação.

post21-4

Insira uma senha para o B1iadmin.

post21-5

Após o término da instalação, clique em Finish.

post21-6

Agora iremos executar a instalação do EventSender, para isso, você deverá acessar o menu Iniciar > Programas > Integration solution for SAP Business One > SAP Business One EventSender > Setup.

post21-7

Ao clicar na opção Setup, uma tela de configurações será exibida. Nesta tela, você deverá selecionar o Tipo de banco de Dados, Name Server (de preferência para utilização do IP, nesta etapa este IP pode ser interno ou externo), Usuário e Senha do Banco de Dados. Após inseridas estas informações clique em Next.

post21-8

Na próxima tela você irá clicar apenas em Next.

post21-9

Insira o IP do servidor (neste momento você pode optar pelo IP interno ou externo do servidor), a porta 8043 (verifique se esta porta esta liberada no firewall, caso não esteja, libere-a ou solicite ao responsavel de TI da empresa)e a senha do B1iadmin. Teste a conexão e clique em Next.

post21-10

Selecione as bases que deseja exibir no aparelho móvel. Após, clique em Next.

post21-11

Verifique se as informações estão corretas e clique em Finish.

post21-12

Após finalizar esta instalação acesse o menu Iniciar > Programas > Integration solution for SAP Business One > Integration Framework

post21-13

Insira a senha do B1iadmin.

post21-14

A seguinte página será exibida.

post21-15

Nesta tela, clique na opção SLD, localizada no menu superior.

post21-16

Após clicar na opção SLD podemos visualizar algumas opções ao lado esquerdo da tela. Repare que as databases não são exibidas neste menu de opções.

post21-17

Para criar as databases clique na opção Create System. Selecione a versão do SAP B1, insira o nome da database (recomendado que o nome inserido seja o mesmo do banco do cliente) e clique em Create.

post21-18

Ao abrir a tela de criação do sistema, você poderá copiar as informações da SBO-COMMON (localizada abaixo).

post21-19

Neste primeiro bloco, iremos alterar apenas os campos Company, dbPassword e password. O restante das informações deverão ser mantidas.

 

*A senha do usuário B1i (campo password), deve ser alterada anteriormente no SAP, para que você possa inseri-la corretamente. (Como padrão, este usuário é criado sem senha. Crie a senha do mesmo e selecione a opção Senha Nunca Expira localizada no cadastro de usuários.). Lembre-se de que este usuário deve ter sempre a licença B1iINDIRECT_MSS atribuída a ele.

 

DRIVER=> com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver

Neste segundo bloco, você irá modificar apenas os campos URL e Password. No campo URL você deverá preencher com o seguinte dado: URL=>jdbc:sqlserver://SEUIP:1433;integratedSecurity=false;databaseName=NOMEBANCODADOS;selectMethod=cursor

Feito isso, clique em Test connection.

post21-20

Após a conexão estar OK, clique em WSforMobile, clique em Edit, localize a opção WSAR e altere o valor contido para IPSERVIDOR/NOMEDOBANCO e grave as alterações.

post21-21

Após gravar a alteração, clique em Scenarios e após em Authentication. Clique no botão ao lado da opção User Def. Author. Identifier.

post21-22

Na caixa de seleção aberta, selecione a opção SAP.B1Mobile e clique em Select.

post21-23

Após o fechamento da caixa de seleção clique em Save.

Agora clique em Maintenance e após Cfg Runtime. Altere as portas para 8043 nos dois campos direcionados e insira o IP do Servidor no campo destinado. Após, clique em Save.

post21-24

Feito isso, feche o portal.

 

Após o fechamento do portal, acesse a pasta C:\ Program Files (x86)\SAP\SAP Business One Integration\B1iServer\tomcat\webapps\B1iXcellerator, abra o arquivo xcellerator.cfg com o notepad.

Com o arquivo aberto, localize a informação xcl.webdav=disabled e altere para xcl.webdav=full. Após esta alteração, localize a informação xcl.http.localOnly=true e altere para xcl.http.localOnly=false.

post21-25

Após, acesse os serviços do Windows (services.msc) e reinicie os serviços abaixo e altere os mesmos para a opção Automático.

post21-26

Feito isso, agora iremos configurar o usuário que irá acessar o aplicativo SAP B1 Mobile.

 

CONFIGURAÇÃO DO DISPOSITIVO MOVEL PARA ACESSO AO SAP BUSINESS ONE

Para isso, acesse o SAP com um “super usuário” e selecione o usuário que irá acessar o aplicativo SAP B1 Mobile. No cadastro deste usuário, marque a opção Usuário do celular, insira o Tel. celular (neste caso o iPad não possui um número, para isso você deverá inserir um número a sua escolha. Por ex. 1112345678) e insira um número de ID do dispositivo móvel (neste momento insira o número 123, ao tentar acessar o SAP pelo aplicativo, o mesmo irá exibir o ID. Retorne ao SAP e insira esta informação no campo do cadastro do usuário)

post21-27

Após estas alterações, acesse o módulo de Administração de Licenças, localize o usuário e atribua ao mesmo à licença B1i.

post21-28

Feito isso, iremos configurar o dispositivo.

Para iniciar a instalação e configuração do SAP B1 em seu dispositivo você deve acessar o aplicativo Apple Store em seu iPad ou iPhone, realizar uma busca por SAP Business One Mobile e realizar o download do mesmo.

Após realizar o download e a instalação do aplicativo SAP Business One Mobile em seu dispositivo, você deverá configurá-lo, para que o mesmo tenha acesso ao Banco de Dados. Para isso, acesse a opção Ajustes em seu dispositivo, acesse as configurações do aplicativo Business One.

Agora configure o Web Services com o IP externo do servidor seguido da porta 8443 (ex. 186.201.115:8443) e ative a opção SSL.

Nas opções de Logon Settings você deverá inserir as informações para logon no banco de dados. Insira o nome do banco de dados no campo Company DB, insira o nome de usuário no campo User Code e o número de telefone no campo Phone Num (este foi configurado no cadastro do usuário no SAP).

Desative a opção Demo System e a opção Show EULA. Com isso já temos todas as configurações ok e podemos acessar o aplicativo.

Para acessar o aplicativo, clique no ícone SAP B1, após clicar no ícone, o aplicativo irá iniciar, insira a senha do usuário para acessar o mesmo.

Pronto, agora você já poderá utilizar o SAP Business One em seu dispositivo móvel.